APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site
I.LOG
Agenda: Junho de 2017
S T Q Q S S D
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Mês Anterior | Próximo Mês



ECBL - Exames
3 de julho
Organização: APLOG
20º Congresso de Logística
25 e 26 de outubro
Organização: APLOG
APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Formação > Desafios na Supply Chain - 5 Dias 5 Empresas
5D5E Brochura
FORMADORES / MODERADORES

ANTÓNIO TRIGO MORAIS
Consultor de Logística e Coordenador do programa “Desafios na Supply Chain – 5 Dias, 5 Empresas”, da APLOG

O António é Licenciado em Engenharia Mecânica, com um MBA pela EGP (atual Porto Business School) e também Auditor Defesa Nacional.

Iniciou a sua carreira como Analista de Sistemas IBM de Logística/Produção em grandes Empresas Industriais.
Após esta experiência ingressou na SONAE DISTRIBUIÇÃO para implementar um projeto de Custeio da Supply Chain. Posteriormente foi durante vários anos Diretor Nacional de Operações Logísticas e por alguns meses Diretor Coordenador da Central de Compras.

Nos últimos 20 anos dedicou-se à Auditoria e Consultoria a Empresas nomeadamente nos sectores Farmacêutico, Logística, Automóvel, Químico e também nas áreas de Relojoaria e Ourivesaria.

Nos últimos 5 anos desenvolveu variados trabalhos de aplicação das metodologias LEAN/KAIZEN para várias Empresas Industriais e de Serviços.




NUNO FONTES
Autor, Palestrante e Consultor

Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem uma ampla experiência, nacional e internacional, de consultoria e gestão de operações.

Iniciou a sua carreira no Instituto Kaizen, tendo trabalhado em Portugal, Rússia, China, Espanha, Eslováquia, França e Polónia. Após esta fase, foi consultor da McKinsey & Company, tendo participado nos diversos projetos como especialista em lean. Posteriormente, fundou e liderou a Leanked Academy, tendo trabalhado em Portugal e Brasil.

Desde fim de 2010 até Fevereiro de 2017 foi diretor de logística e membro da comissão executiva da Parfois, grupo internacional de retalho de acessórios de moda.

Ao longo da sua carreira, realizou inúmeras transformações organizacionais nos setores de retalho, TI, saúde, indústria de montagem (aeronáutica, automóvel, equipamentos sanitários e aquecimento doméstico), indústria de processo (papel, eletricidade, combustíveis e açúcar), administração pública, entretenimento e telecomunicações.

É autor do livro Walking to the Top - Como Alcançar uma Performance Excepcional e do livro A Sorte não Acontece por Acaso; e palestrante internacional sobre excelência, melhoria contínua, cultura organizacional, gestão de mudança, execução e liderança de transformações organizacionais "impossíveis".




PEDRO AMORIM
Prof. do Dept. de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP

Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela FEUP. Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. Coordenador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC. Cofundador da LTPlabs. Especialista em planeamento da cadeia de abastecimento e coordenador do EURO Working Group em Retail Operations.

Consultor/investigador em diversos projetos ligados à Gestão de Operações.




MIGUEL TELES
Head of Supply Chain Sport Zone

O Miguel é licenciado em Gestão e Engenharia Industrial, com um MBA pela EGP, tendo gerido diversos projetos em IT e Supply Chain, durante os últimos 20 anos, em diferentes companhias ou pouco por todo o mundo.

Nos últimos 5 anos é o Diretor de Supply Chain da Sport Zone, onde tem implementado abordagens inovadoras em busca da eficiência da Supply Chain, tais como TOC (Teoria das Restrições) ou, mais recentemente, RFID




LUÍS FERREIRA
Docente da Universidade de Coimbra

Luís Miguel D. F. Ferreira, obteve o Doutoramento em Engª de Sistemas pela Instituto Superior Técnico, com um mestrado em Engª de Sistemas e Investigação Operacional no Instituto Superior Técnico e licenciatura em Engª Mecânica na Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra onde leciona disciplinas da área de gestão da cadeia de abastecimento.

Frequentou cursos de especialização em Gestão da Cadeia de Abastecimento na Cranfield School of Management, Darla Moore School of Business e Supply-Chain Council. Participou em vários projetos de investigação nacionais e europeus e possui experiência de consultoria.




GISELA SANTOS
Responsável de Desenvolvimento de Negócio de Consultoria em Gestão e Engenharia Industrial - Inegi

Docente convidada da FEUP na área da Logística e Organização e Gestão de Empresas. Consultora Sénior e Responsável de Desenvolvimento de Negócio (Gestão e Engenharia Industrial) no Inegi. Responsável por Projetos de Consultoria de Gestão, com participação em projetos de gestão de operações, planeamento integrado e reorganização de processos.

Experiência como Directora de Sourcing e Logística em empresa de referência no sector têxtil e como responsável de Qualidade e de projetos de Logística em empresa multi-nacional dedicada ao fabrico e distribuição de equipamentos para a indústria da construção. Licenciada em Engenharia Química pela FEUP (1996).

MBA/Mestrado em Logística pela Porto Business School (2003).




AMÉRICO AZEVEDO
Professor Associado da FEUP

PhD em Operações pela FEUP. Especialista em Gestão de Operações e em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio. Tem sido responsável por variados projetos empresariais (consultoriae de I&D) de âmbito nacional e internacional.

É coordenador e docente na Pós-graduação de Gestão de Operações da PBS e Professor Associado da FEUP. No âmbito do Programa MIT Portugal,tem estado envolvido no programa EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing) no âmbito da Gestão de Operações.

É responsável de projetos no INESC TEC sendo desde 2010 assessor da direção.




RUI VALENTE
Supply Chain Manager da Divisão de Packaging da COLEP

Licenciado em Contabilidade e Administração de Empresas pelo ISCAP, com um MBA pela EGP.

Depois de iniciar a sua carreira em Contabilidade, passou por diversos cargos relacionados com as áreas financeiras. Foi responsável pela área de sistemas de informação na Colep, gerindo vários projectos de IT / reengenharia de processos nas diversas empresas do grupo.

É Supply Chain Manager da divisão de Packaging há 8 anos.




PAULO BESSA
Director Geral da Amorim Cork Ventures

Licenciado em Gestão Financeira (1998) pelo ISAG com MBA em Gestão Empresarial (2002), pela Porto Business School.

Desde 1998 na CORTICEIRA AMORIM, a sua atividade nesta empresa passou por áreas como Planeamento e Controlo de Gestão, Investimentos, Investor Relations e Gestão da Inovação.

Entre 2007 e 2016 foi responsável pela Direção de Sustentabilidade da CORTICEIRA AMORIM.

É, desde 2014, diretor geral da Amorim Cork Ventures - sociedade que preconiza a atividade de incubadora de negócios e corporate venturing da Corticeira Amorim -, e gerente de 4 startups participadas pela Empresa.


HISTORIADOR CONVIDADO
JOEL CLETO
Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997), obteve o título de Professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto. Neste estabelecimento de ensino superior é coordenador da área científica de História e docente da cadeira de Arte e Património da licenciatura em Turismo.

Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão "Porto Canal". Autor de vários livros e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, Alguns dos seus livros estão traduzidos para inglês, espanhol e italiano. É, desde 2008, colaborador permanente da revista “O Tripeiro”, editada pela Associação Comercial do Porto, e desde 2015 da “História – Jornal de Notícias”. Tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras e publicação de artigos na imprensa. Assegura regularmente ciclos de visitas de estudo ao Património.
ORADOR CONVIDADO

JOSÉ SOARES
Especialista com larga experiência na melhoria da performance em pessoas e equipas, seja em contexto do desporto de alto rendimento, seja em ambiente corporativo.

É responsável por QUATRO PROGRAMAS DE MELHORIA DA PERFORMANCE baseados na aplicação de conhecimentos da fisiologia, em geral, e das neurociências, em particular. Estes focam-se na gestão da energia pessoal (Energize your Time), na utilização do cérebro na tomada de decisão (Brain & Decision), na performance de equipas (Teambuild & Leadership) e na saúde e bem-estar dos colaboradores (Corporate Wellness).

Autor e co-autor de mais de 60 artigos científicos publicados em revistas internacionais “peer-reviewed” e autor de 5 livros. Já trabalhou com empresas como: Delloitte, Siemens, Philips, Sonae, Banco Popular, Banco Santander, Ana Aeroportos, Wipro, Galp, Sage, etc.


“Investir em conhecimento,rende sempre os melhores juros!”
(Benjamin Franklin)