APLOG - Associação Portuguesa de Logística
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22º Congresso de Logística da APLOG
16 e 17 de outubro de 2019
Organização: APLOG
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Início > Formação > Desafios na Supply Chain - 5 Dias 5 Empresas
5D5E Brochura 5D5E Brochura
FORMADORES / MODERADORES

ANTÓNIO TRIGO MORAIS
Consultor de Logística e Coordenador do programa “Desafios na Supply Chain – 5 Dias, 5 Empresas”, da APLOG

O António é Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP, com um MBA pela EGP (atual Porto Business School) e também tem curso de Auditor pelo Instituto de Defesa Nacional.

Iniciou a sua carreira como Analista de Sistemas IBM para Logística/Produção em grandes Empresas Industriais. Após esta experiência ingressou na SONAE DISTRIBUIÇÃO para implementar projeto de Custeio da Supply Chain tendo depois assumido as funções de Direção de Operações Logísticas, Compras e Sistemas de Informação.

Desde 1993 dedicou-se à Auditoria e Consultoria de grandes Empresas nos sectores Farmacêutico, Logística, Automóvel, Químico e também em muitas PME´S. Nos últimos anos realizou trabalhos de aplicação das metodologias LEAN na Gestão de Equipas bem como desenvolveu vários jogos de Simulação já aplicados em varias Empresas Nacionais.
Também exerce actividades de Mentor (Cohitec), Perito (Portugal Venture) e de Formação e Docência em varias Escolas e Associações.




ALCIBÍADES PAULO GUEDES
Prof. Doutor Alcibíades Paulo Guedes - Presidente Executivo do INEGI

Especialista em estratégia logística e supply chain management.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986).
Pós-graduação em Engenharia Industrial e Gestão pelo INEGI (1987) | Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra).

É actualmente Presidente Executivo do INEGI, a maior instituição Portuguesa de investigação e transferência de tecnologia na área da Engenharia Mecânica e da Engenharia Industrial. | É Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP-UP.

É Docente Convidado da PBS - UP (desde 1995), onde lecciona Logística e Supply Chain Management no MBA Full-Time, MBA Executivo e programas para executivos.

Tem publicado num conjunto de revistas de Logística e Supply Chain Management.

É ainda Presidente do Conselho Geral da APLOG - Associação Portuguesa de Logística.

Com o INEGI e a PBS ganhou grande experiência no mundo empresarial e da consultoria.

Foi responsável (ou co-responsável) por mais de 50 projectos de consultoria para empresas nacionais e multinaccionais, dos mais diversos sectores de actividade, de Estratégia Logística e Supply Chain Management.

Foi Vice-Presidente Executivo do INEGI (2010 a 2015).

Foi Vogal Executivo da Direção da PBS (2000 a Junho/2009).

Foi Presidente da Direção da APLOG (2012 - 2019)

Foi Coordenador do Mestrado em Logística da PBS (conjunto com ISCTE e IST) até 2007.

Foi Director da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial da FEUP (1995 - 2000).




MANUEL JOSÉ FONTOURA

Licenciado pela UTAD (1981), em Engª Zootécnica, pós-graduado em Gestão - PADE (AESE / IESE- 1989). Pós-graduado em Enologia pela Universidade Católica do Porto.

Percurso profissional iniciado no Ensino (tendo entre outras lecionado disciplinas técnicas nas Escolas de Agricultura da Régua e de Santo Tirso).

Prosseguiu a sua carreira profissional na Colpor - Industrias de Alimentação (Fabrico de alimentos compostos para animais).

De 1985 a 2018 integrou os quadros diretivos e de Administração da Modelo Continente e de outras Empresas do Grupo Sonae, tendo desenvolvido competências de Gestão nas áreas de Operações de Loja, Logística / Supply Chain.




MIGUEL TELES
Head of Supply Chain Sport Zone

Tem experiência em Supply Chain e um histórico comprovado de construção de cadeias de abastecimento "totalmente alinhadas à estratégia de negócios".

Licenciado em Engenharia Industrial e com um MBA Executivo realizado na Porto Business School, tem vindo a gerir vários projetos de Supply Chain e IT, há mais de 20 anos em diferentes empresas e indústrias em todo o mundo.

Mais recentemente, depois de 5 anos a construir vantagem competitiva num retalhista líder na indústria da moda, através de uma Cadeia de Abastecimento verdadeiramente global e altamente eficiente, mudou para a Sport Zone onde, nos últimos 9 anos, implementou abordagens inovadoras como a Teoria da Restrições (TOC) ou RFID.




LUÍS FERREIRA
Docente da Universidade de Coimbra

Luís Miguel D. F. Ferreira obteve o Doutoramento em Engª de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico, com um mestrado em Engª de Sistemas e Investigação Operacional no Instituto Superior Técnico e licenciatura em Engª Mecânica na Universidade de Coimbra.

É Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra onde leciona disciplinas da área de gestão da cadeia de abastecimento.

Frequentou cursos de especialização em Gestão da Cadeia de Abastecimento na Cranfield School of Management, Darla Moore School of Business e Supply-Chain Council. Participou em vários projetos de investigação nacionais e europeus e possui experiência de consultoria.




AMÉRICO AZEVEDO
Professor Associado da FEUP

PhD em Operações pela FEUP. Especialista em Gestão de Operações e em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio. Tem sido responsável por variados projetos empresariais (consultoria e de I&D) de âmbito nacional e internacional.

É coordenador e docente na Pós-graduação de Gestão de Operações da PBS e Professor Associado da FEUP. No âmbito do Programa MIT Portugal,tem estado envolvido no programa EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing) no âmbito da Gestão de Operações.

É responsável de projetos no INESC TEC sendo desde 2010 assessor da direção.






CARLOS PALMINHA
Head of Development Nomad Digital, Agilist, Speaker

Carlos Palminha é Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico e tem mais de 20 anos de experiência na gestão de engenharia de software, inovação e tecnologia.

Ao trabalhar diretamente com executivos, investidores e clientes, tem a capacidade de compreender as suas necessidades e executá-las através da tecnologia.

Desempenhou funções de R&D, gestão de projetos e produtos e direção de software, na Synopsys, Thales, Rocket Internet e INOV. Assumiu nos últimos anos a função de Head of Development do centro de desenvolvimento do Porto da Nomad Digital.






JOSÉ DA COSTA FARIA
Professor e Consultor Sénior em Supply Chain Management

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto.

39 anos de percurso profissional na Indústria de Supply Chain, com um percurso executivo internacional efetuado em empresas líderes, nacionais e multinacionais, nas áreas de Business Development, Strategy and Innovation e Learning & Development. Formação técnica internacional em Marketing, Supply Chain e Coaching.

Extensa atividade docente em diversas Associações Sectoriais e Instituições Universitárias nas áreas de Logística e Transportes.

É Professor Convidado e Membro da Direção Executiva do Curso de Pós Graduação "Retail Management and Logistics" do ISEG.

É Professor nos cursos de Licenciatura de Gestão de Transporte e Logística e Gestão Portuária na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.







ELIANA MEDEIROS

Presidente e fundadora da Uirtus Academy

A Eliana Medeiros é a Presidente e fundadora da Uirtus Academy, a primeira academia global de Customer Experience. A Eliana tem mais de 20 anos de experiência na área do luxo. Chega a Uirtus Academy, vinda da NetJets, a maior empresa no mercado dos jatos privados.

Começou a sua carreira na NetJets na área do Customer Service, deixando para trás uma carreira na área financeira. É uma das pioneiras a nível mundial da Customer Experience de Luxo.

A Eliana é atualmente a Diretora Executiva de Recurso Humanos da NetJets Europe, onde pretende revolucionar a maneira como os recursos humanos trabalham dentro da organização. Olhando para os colaboradores como se estes fossem os clientes.

No ano de 2017, a Eliana lança o seu primeiro livro: "Bem-vindo a experiência da economia - uma introdução a customer experience."

Este foi recebido com bastante sucesso e levou ao crescimento substancial da Uirtus Academy, que conta como clientes empresas tão diversas como a Tapaus na Finlândia, a Book of Luxury na Polónia, a MCW Consulting em Londres, ou a De Galluchat em Paris.

A Eliana encontra-se atualmente a escrever o seu último livro, "O que os líderes não fazem." e a expandir o seu projeto de Customer Experience.

Uma potenciadora de talento, a Eliana é também uma executive coach certificada e fala três línguas fluentemente. É uma pessoa apaixonada pela aprendizagem e a partilha de conhecimento.





NUNO FONTES
Author, international Speaker and Consultant in Excellence, Change Management and Continuous Improvement

Nuno Fontes é um expert mundial em excelência, gestão da mudança, melhoria contínua e alto rendimento pessoal e corporativo. Atualmente é consultor, treinador, autor, palestrante e professor.

Ao longo da sua carreira, enquanto consultor do Instituto Kaizen e da McKinsey & Company, liderou transformações organizacionais, em diversos sectores de atividade, em Portugal, Rússia, China, Brasil, entre outros países.

Mais tarde, como diretor e membro da comissão executiva da Parfois, liderou a equipa responsável pelas operações logísticas, em Portugal e em Hong Kong.

É o autor de Walking to the Top, A Sorte não Acontece por Acaso e Anormalmente Bom, três dos livros de gestão e desenvolvimento pessoal mais vendidos em Portugal; é palestrante internacional e professor em escolas de negócio.

É um apaixonado por escrever, ler, viajar e correr; e o seu propósito de vida é inspirar, motivar e ajudar pessoas, equipas e organizações, de todo o mundo, a conseguirem ser cada vez melhores, de modo a conseguirem conquistar o seu Evereste.




PAULO SILVA

Licenciado em Matemática, com pós-graduação em Investigação Operacional pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem desenvolvido trabalho na área da otimização operacional, redes logísticas, automação industrial, sistemas de informação de suporte à operação e frota inteligente, gerindo equipas multidisciplinares e com diferentes competências.

Atualmente, é responsável pela área de Transformação e Desenvolvimento das Operações CTT


HISTORIADOR CONVIDADO
MANUEL DE SOUSA
Manuel de Sousa é licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense e mestre em Turismo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Tem, também, uma pós-graduação em Marketing Digital pelo IPAM, um "master" em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela European University e um curso de Estudos Avançados em Gestão de Feiras de Negócios pela Universidade de Colónia, na Alemanha.

Começou como professor do ensino secundário, mas a sua carreira profissional levou-o a diversas multinacionais, designadamente à Schweppes e à Duracell, onde foi "key account manager".

Foi diretor de comunicação da Texas Instruments, durante 5 anos, e diretor de marketing da Exponor, durante 14 anos, com responsabilidade direta na realização de feiras, congressos e eventos. Presentemente é diretor de comunicação da icónica Livraria Lello, no Porto.

Apesar da sua ligação de mais duas décadas ao mundo empresarial, nunca esqueceu o gosto pela História e pelo Património da cidade do Porto. Foi esse gosto que o levou a criar uma página no Facebook intitulada "Porto Desaparecido" que tem mais de 100 mil seguidores.

O assunto mereceu a atenção da Câmara Municipal do Porto que, em 2013, o agraciou com uma "Medalha Municipal de Mérito". Em 2017, editou o livro "Porto d'Honra" pela Esfera dos Livros. Faz visitas guiadas pela cidade e colabora em diversos jornais e revistas.



“Investir em conhecimento,rende sempre os melhores juros!”
(Benjamin Franklin)