APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site
I.LOG
Agenda: Setembro de 2020
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Mês Anterior | Próximo Mês

Assembleia Geral 2020
18 de junho
Sessão Online
Organização: APLOG
23º Congresso de Logística
11 e 12 de novembro de 2020
Organização: APLOG
APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Formação > Desafios na Supply Chain - 5 Dias 5 Empresas
5D5E Brochura 5D5E Brochura
FORMADORES / MODERADORES

ALCIBÍADES PAULO GUEDES
Prof. Doutor Alcibíades Paulo Guedes - Presidente Executivo do INEGI

Especialista em estratégia logística e supply chain management. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986).

Pós-graduação em Engenharia Industrial e Gestão pelo INEGI (1987) | Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra).

É actualmente Presidente Executivo do INEGI, a maior instituição Portuguesa de investigação e transferência de tecnologia na área da Engenharia Mecânica e da Engenharia Industrial. É Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP-UP.

É Docente Convidado da PBS - UP (desde 1995), onde lecciona Logística e Supply Chain Management no MBA Full-Time, MBA Executivo e programas para executivos.

Tem publicado num conjunto de revistas de Logística e Supply Chain Management.

É ainda Presidente do Conselho Geral da APLOG - Associação Portuguesa de Logística.

Com o INEGI e a PBS ganhou grande experiência no mundo empresarial e da consultoria.




RUI BAPTISTA

Rui Baptista, natural da Figueira da Foz desde 1972, cursou Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Estagiou na Soporcel na Figueira da Foz e em 1993 iniciou o seu percurso profissional na Volkswagen Autoeuropa como Supervisor de Produção na área da Montagem.

Em 1996 é promovido a Manager de Produção da linha de interiores, desempenhando até 2010 funções em todos os departamentos da área da Montagem.

Experiência em lançamentos de novos veículos, 2006 Volkswagen Eos, 2008 Volkswagen Scirocco e em 2010 lançamento do Volkswagen Sharan e Seat Alhambra.

Em 2010 é promovido a Diretor de área da Montagem onde desempenhou até final de 2016 participando no lançamento inicial do Volkswagen T-Roc.

Em 2017 abraça o desafio de Diretor de Produção da fábrica da Volkswagen Pacheco na Argentina com a responsabilidade da produção dos modelos Volkswagen Amarok e Volkswagen Suran.

Preparação da fábrica Volkswagen Pacheco para a produção do novo lançamento do SUV Volkswagen Tarek, construção de uma nova nave de pintura, assim como a extensão das áreas atuais de produção e a implementação de um novo sistema de transporte de veículos entre áreas de produção.

Em 2019 assumiu a sua função atual, Diretor de Logística da Volkswagen Autoeuropa.





TIAGO PÉREZ SANCHEZ

Iniciou actividade no Kaizen Institute em 2002 sendo atualmente Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.

Nos últimos anos tem estado essencialmente focado na gestão de projectos globais de grande dimensão a nível nacional e internacional.

Tem uma vasta experiência em processos de mudança cultural e iniciativas de Transformação Kaizen Lean.






MADALENA CENTENO
Responsável pelo Setor da Saúde e Standards na GS1 Portugal

Formada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, trabalhou em clínica de Animais de Companhia e em Investigação Laboratorial sobre Resistência aos Antibióticos antes de abraçar um novo desafio: o MBA no IE Business School em Madrid com o objetivo de dar o salto para o lado da Gestão da Saúde.

Entrou para a GS1 Portugal em 2015 para o departamento de Tecnologia e Inovação e em 2017 aceitou o desafio de gerir a pasta da Saúde e Qualidade.

É, hoje em dia, responsável pelo Setor da Saúde e Standards na GS1 Portugal, tendo sob a sua alçada a gestão de projetos na área da saúde bem como a atualização e implementação de novos standards no mundo GS1.





LUÍS FERREIRA
Docente da Universidade de Coimbra

Luís Miguel D. F. Ferreira obteve o Doutoramento em Engª de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico, com um mestrado em Engª de Sistemas e Investigação Operacional no Instituto Superior Técnico e licenciatura em Engª Mecânica na Universidade de Coimbra.

É Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra onde leciona disciplinas da área de gestão da cadeia de abastecimento.

Frequentou cursos de especialização em Gestão da Cadeia de Abastecimento na Cranfield School of Management, Darla Moore School of Business e Supply-Chain Council. Participou em vários projetos de investigação nacionais e europeus e possui experiência de consultoria.




VÍTOR ENES
Diretor Geral de Business Development no Grupo Luís Simões

Vítor Enes nasceu em 1968 em Carnaxide, Lisboa. Iniciou a sua vida profissional como militar, tendo exercido funções durante sete anos como Oficial de Artilharia do Exército Português.

Em 1995, iniciou a sua carreira na área da Gestão, assumindo a Direção Regional Norte da SOV Expresso, Transportes e Distribuição.

No ano seguinte, entrou para a SCA Hygiene Products, como Key Account Manager para a região Norte de Portugal e Açores.

Juntou-se à Luís Simões em 1997, onde ficou desde então, com um percurso que foi crescendo em funções ao longo do tempo: Diretor Comercial Região Norte para o negócio da Logística (1997-2000); Diretor Comercial para Portugal (2000-2002); Diretor Comercial Ibérico (2002-2005); Diretor Geral para o negócio da Logística em Espanha (2005-2015); Diretor Geral Ibérico para o negócio da Logística (2011-2015).

Desde 2016, é o Diretor Geral de Business Development da empresa.

Vítor Enes possui uma licenciatura em Gestão de Empresas, possui ainda um duplo Master ADECA em Alta Dirección de Empresas de la Cadena AgroAlimentaria, concedido pelo Instituto Internacional de San Telmo, e um PDE, pela AESE Business School.






PEDRO AMORIM
Prof. do Dept. de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP

Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela FEUP. Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. Coordenador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC. Cofundador da LTPlabs. Especialista em planeamento da cadeia de abastecimento e coordenador do EURO Working Group em Retail Operations.

Consultor/investigador em diversos projetos ligados à Gestão de Operações.




CARLOS PALMINHA
Head of Development Nomad Digital, Agilist, Speaker

Carlos Palminha é Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico e tem mais de 20 anos de experiência na gestão de engenharia de software, inovação e tecnologia.

Ao trabalhar diretamente com executivos, investidores e clientes, tem a capacidade de compreender as suas necessidades e executá-las através da tecnologia.

Desempenhou funções de R&D, gestão de projetos e produtos e direção de software, na Synopsys, Thales, Rocket Internet e INOV. Assumiu nos últimos anos a função de Head of Development do centro de desenvolvimento do Porto da Nomad Digital.






AMÉRICO AZEVEDO
Professor Associado da FEUP

PhD em Operações pela FEUP. Especialista em Gestão de Operações e em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio. Tem sido responsável por variados projetos empresariais (consultoria e de I&D) de âmbito nacional e internacional.

É coordenador e docente na Pós-graduação de Gestão de Operações da PBS e Professor Associado da FEUP. No âmbito do Programa MIT Portugal,tem estado envolvido no programa EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing) no âmbito da Gestão de Operações.

É responsável de projetos no INESC TEC sendo desde 2010 assessor da direção.






MANUEL JOSÉ FONTOURA

Licenciado pela UTAD (1981), em Engª Zootécnica, pós-graduado em Gestão - PADE (AESE / IESE- 1989). Pós-graduado em Enologia pela Universidade Católica do Porto.

Percurso profissional iniciado no Ensino (tendo entre outras lecionado disciplinas técnicas nas Escolas de Agricultura da Régua e de Santo Tirso).

Prosseguiu a sua carreira profissional na Colpor - Industrias de Alimentação (Fabrico de alimentos compostos para animais).

De 1985 a 2018 integrou os quadros diretivos e de Administração da Modelo Continente e de outras Empresas do Grupo Sonae, tendo desenvolvido competências de Gestão nas áreas de Operações de Loja, Logística / Supply Chain.


“Investir em conhecimento,rende sempre os melhores juros!”
(Benjamin Franklin)