APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site
I.LOG
Agenda: Março de 2017
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Mês Anterior | Próximo Mês



Assembleia Geral 2017
22 de março
Organização: APLOG
ECBL - Exames
3 de abril
Organização: APLOG
ECBL - Módulo:Conhecimentos Nucleares de Gestão
20 de abril
Organização: APLOG
ECBL - Módulo: Gestão de Armazém
4 de maio
Organização: APLOG
ECBL - Módulo: Gestão de Inventário
15 de junho
Organização: APLOG
ECBL - Exames
3 de julho
Organização: APLOG
20º Congresso de Logística
25 e 26 de outubro
Organização: APLOG
APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In
Início > Agenda
Agenda - Maio de 2009
Sobre o evento ...
13
Colégios Logísticos - “O que é o ECR“
Início: 13 de Maio de 2009
Fim: 13 de Maio de 2009
Notas do debate sobre ECR - Colégios Logísticos, 13.5.09
Apresentação pelo Dr Artur Santos


Os conceitos, o impacto na Gestão da Cadeia de Abastecimento, os resultados 1995/2005 e as expectativas para o futuro foram os aspectos principais da apresentação do Dr Artur Santos sobre o ECR - Efficient Consumer Response.

No debate vivo que se seguiu à apresentação, foram analisados em maior profundidade alguns dos aspectos mais problemáticos do ECR, e em particular:

- A pressão contínua para a redução dos prazos de entrega e o risco de potencial deterioração dos custos logísticos por falta de racionalidade económica nas operações de pequeno volume. A solução poderá passar para um crescente recurso à consolidação de cargas, para potenciar sinergias, ou seja, mais e mais soluções de outsourcing da armazenagem e distribuição.

- A dificuldade de proceder à padronização de embalagens de transporte e acondicionamento de produtos, bem como aos métodos de abertura de embalagens e de reaprovisionamento dos pontos de venda/prateleiras.

- É consensual a existência de poupanças por efeito da implementação de projectos ECR, mas o mesmo não acontece quanto à partilha equilibrada desses benefícios.

- É também consensual a existência de um impacto positivo no planeamento colaborativo entre parceiros de negócio, faltando alargar esses princípios a organizações de dimensão mais pequena, ex. PME´s.

- Foi reconhecido que o maior impacto positivo de soluções e projectos ECR tem recaído sobre a Distribuição Moderna, havendo que alargar o âmbito e estender os benefícios a toda a Cadeia de Abastecimento.

- Debateu-se bastante as formas de estender os conceitos ECR a todos os processos logísticos, desde o abastecimento de matérias - primas até ao reaprovisionamento das prateleiras no ponto de venda. Há que proceder, concluiu-se, a um "efeito de chicote", ampliando os benefícios em toda a SCM!

- Problemas sobre desalinhamento de bases de dados, utilização de "Market Places", integração de sistemas informáticos foram também temas discutidos no âmbito do ECR.

- Por último, foi discutida a oportunidade e necessidade de estender o ECR às PME´s e a forma do seu envolvimento. Neste ponto, a APLOG disponibilizou-se para mais uma vez ser uma plataforma adequada para tal fim.

Ficheiro Anexo com conteúdos de apresentação

País: Portugal
Local: Sede da APLOG
Organização: APLOG
Telefone: 214135740
Email: info@aplog.pt
Web: www.aplog.pt
APLOG Contactos
Hiperligações Rápidas