APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site
I.LOG
Agenda: Setembro de 2020
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Mês Anterior | Próximo Mês

Assembleia Geral 2020
18 de junho
Sessão Online
Organização: APLOG
23º Congresso de Logística
11 e 12 de novembro de 2020
Organização: APLOG
APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Eventos > Congressos > 12º Congresso de Logística
SESSÕES PLENÁRIAS (1º DIA - Período da Tarde)
Logística em Tempos de Incerteza
Sessão Plenária 5 - "Tendências na Supply Chain Management Visão de Gestores Internacionais"

Esta sessão plenária iniciou-se logo após um breve sorteio de uma viagem (KLM).


Manuel Ribeiro (PEPSICO Europe)

Manuel Ribeiro fez uma breve apresentação da empresa, sendo esta (PEPSICO) a 2ª maior empresa do mundo na área da alimentação, obtendo cerca de 45 mil milhões de dólares anuais de receitas. A cadeia é gerida à escala regional, sendo os inventários a nível sub-regional, para responder às carências de cada região.

Vários desafios se apresentam face ao tema inicial, o crescimento abaixo dos ritmos habituais, alterações profundas na dinâmica do mercado, peso dos custos fixos. Em relação ao Supply Chain Management, é necessário questionar tudo no novo mercado, a capacidade instalada, áreas de serviço, fluxos logísticos, meios, canais de distribuição, flexibilidade de contratos, condições, prazos, assim como procurar novos parceiros.

Em conclusão, aproveitar o efeito renovador da crise, capturar as aprendizagens, e apostar na formação, acima de tudo.

David Antunes (Metro Cash & Carry Corporate)

Este orador optou por fazer uma apresentação detalhada da empresa, do conceito de loja que usam, num sentido de facilidade de acesso, funcionamento e rapidez dos serviços. Apresentação da "end to end view, from customer to supplier", isto é, a politica que a empresa segue, desde as necessidades do cliente, a apresentação dos serviços.

Em conclusão, é relevante referir os novos objectivos, para uma sistematização optimizada, talvez na implementação de novos atendimentos, ou aplicação de fluxos indirectos.
José Manuel Faria (Unilever Espanha)

A
presentou no seguimento do tema desta sessão os desafios da proximidade.A situação actual levou a uma consequente redução da confiança do consumidor, o consumo desceu, logo, deu-se uma subida de preços, como resposta a esta actual crise, apontou várias vias a optar, desde compras mais eficazes, redução dos inventários, reestruturações industriais, economias de escala.
Continuou referindo as novas tendências na próxima década, tais como uma responsabilização social mais acentuada, um aumento da confiança do consumidor; em conclusão, optou por soluções de adaptação da estratégia de supply chain às categorias/clientes e a passagem do fornecimento de produtos ao fornecimento de soluções.
Sessão Plenária 6 - "Desenvolvimentos recentes na Gestão da Cadeia de Abastecimento"

Jo van Nunen

O
prof. Doutor Jo van Nunen no seu discurso voltou a reflectir sobre a importância de um equilíbrio entre lucro, planeta e pessoas, levando a uma optimização da prestação de serviços em que a tecnologia se torna um factor cada vez mais relevante.

Apresentação do conceito "Global door to door chain", e dos novos contentores inteligentes que permitem um transporte de qualidade.
Topo
Hiperligações Rápidas
País Convidado Brasil