APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site
I.LOG
Agenda: Fevereiro de 2020
S T Q Q S S D
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29

Mês Anterior | Próximo Mês



Visita Técnica CTT
28 de fevereiro de 2020
Organização: APLOG
7ª Edição do Programa 5D5E
Lisboa – 3, 4 e 5 de março 2020
Porto – 11 e 12 de março 2020
Organização: APLOG
23º Congresso de Logística
11 e 12 de novembro de 2020
Organização: APLOG
APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Eventos > Congressos > 12º Congresso de Logística
SESSÕES PARALELAS (1º DIA) - TEMA 3 - "Principais desafios na gestão de contratos logísticos"
Logística em Tempos de Incerteza
Adelino Almendra (Urbanos)

A presente sessão teve início com a apresentação da empresa "Urbanos".
De seguida o orador descreveu as principais questões a ter em conta na gestão de contratos logísticos, destacando a gestão da qualidade como o principal elemento que permite a relação entre os parceiros (cliente e operador logístico).

Nesta relação comercial o objectivo consiste em exceder as expectativas dos clientes, tendo como foco os requisitos determinados; o envolvimento de todos os colaboradores na prestação do serviço; considerando o serviço prestado como um sistema e tendo como objectivo último a melhoria contínua.

Seguir rigorosamente os procedimentos e utilizar os documentos / registos apropriados facilita o alcance da excelência na prestação destes serviços.

Consequentemente, é fundamental atender aos planos da qualidade, ter em consideração os indicadores da actividade e solidificar a parceria de negócio.



Costa Faria (DHL)

Após a descrição da actividade da DHL, foi descrito o processo de elaboração de contratos, que permite a evolução da relação entre o cliente e o operador.

Inicialmente ocorre a fase de "consulta". O cliente descreve ao operador qual o âmbito da prestação do serviço, os requisitos, o detalhe da informação que pretende, a proporcionalidade de responsabilidades entre outras questões. Posteriormente, o operador logístico efectua uma proposta que responde à consulta efectuada e que deve incluir outras questões como o modelo operativo (um exemplo da operação diária), o modelo de custos, o cumprimento dos KPI's, as cláusulas para questões de avarias, perdas, perdas consequenciais, limites e tolerâncias, etc.

Após a realização do contrato que vai desde o arranque à implementação da metodologia de gestão de projectos, ao seguimento diário da actividade, entre outros. A gestão dos contratos deve ser realizada através de reuniões, partilha de informação prospectiva, projectos de melhoria contínua e gestão da relação (transparência, confiança e parceria). Por fim, no término do contrato, quer o desenvolvimento tenha sido positivo ou pelo contrário não tenha corrido da melhor forma para as partes, há que ser feita uma gestão com seriedade e dignidade (profissionalismo).


David Claxton (Mclane)

Para concluir a presente sessão, David Claxton destacou a importância dos contratos logísticos escritos, de forma a garantir que os mesmos sejam vistos à luz da legislação aplicável.

Deste modo, garante-se que se protegem os activos estratégicos valorizados pelas entidades, define-se a intenção de negociar, clarifica-se o processo e o âmbito do serviço e as expectativas das partes.


Topo
Hiperligações Rápidas
País Convidado Brasil