APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site
I.LOG
Agenda: Setembro de 2020
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Mês Anterior | Próximo Mês

Assembleia Geral 2020
18 de junho
Sessão Online
Organização: APLOG
23º Congresso de Logística
11 e 12 de novembro de 2020
Organização: APLOG
APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Eventos > Congressos > 12º Congresso de Logística
SESSÕES PARALELAS (1º DIA) - TEMA 2: As melhores práticas na:
Logística em Tempos de Incerteza
"Logística dos iogurtes" - Miguel Mira começou por descrever um pouco o que é a Unilever-Jerónimo Martins. Com a ajuda de uma apresentação PowerPoint demonstrou a cadeia de fornecimento do produto em questão, desde a produção até ao consumo. Este produto coloca vários desafios à sua comercialização, pois para além de ter um período de quarentena, tem uma janela reduzida de venda, assim como de validade. O operador logístico é o único responsável pelo transporte primário, armazenamento, picking e distribuição.

Algumas das práticas de sucesso sugeridas foram desde uma crescente sincronização de actividades (consequente a economia de tempo), uma maior janela de venda (melhor serviço e menor obsolescência), responsabilidade total (mais eficácia, gestão), um único interlocutor também a facilitar a fiabilidade na gestão de informação e, por fim, uma outra prática de sucesso - a integração dos sistemas informáticos (como inbound delivery, advance ship notification…)


"Logística Electrónica de consumo"- Marcos Ruão (Director de logística da FNAC) fez uma breve abordagem histórica, desde que a FNAC apenas comercializava fotografias (1954), até aos dias de hoje.

O conceito FNAC: …livre acesso à cultura e aos produtos técnicos, diversidade de escolha e qualidade de oferta, prescrição independente e qualidade, galerias de fotos e cafés…

Existiu então uma clara evolução de vendas ao longo dos anos; hoje em dia representa mais a parte electrónica a nível de vendas do que a parte cultural. A FNAC possui distribuição centralizada situada em Alverca. Alguns dos desafios que se põem a esta Empresa vão desde novos planos de expansão do negócio, um sortido variado de produtos, o efeito de sazonalidade, o ciclo de vida dos produtos e os eventos especiais.

As acções a pôr em prática propostas vão desde novas políticas de inventário, planeamento agregado, até uma profunda integração dos fornecedores/planeamento de cooperação entre a FNAC e os fornecedores, o que levaria a melhores resultados.

"Logística Farmacêutica" - Vítor Pereira (Udifar), apresentou o tema focando as melhores práticas de logística farmacêutica, dando ênfase ao facto de a logística ser o elo mais forte. Sendo a Udifar uma empresa nacional de distribuição farmacêutica, o seu posicionamento estratégico é essencial para uma boa prestação de serviços. As boas práticas de distribuição farmacêutica vão desde a recepção do produto, armazenamento, picking, até à distribuição.

A Udifar prossegue boas práticas ambientais na reutilização dos materiais possíveis, no transporte. Referiu ainda o caso particular das vacinas da gripe sazonal, o sucesso da operação depende do correcto planeamento antecipado (pré-reserva, contacto prévio com os fornecedores, re-alocação de quantidades por cliente, pré digitação de encomendas, equipas operacionais dedicadas, preparação antecipada dos materiais de apoio à operação).

Por fim, Vítor Pereira apresentou as actividades em curso na Udifar II: Redução de portefólio em armazém, optimização de processos/recursos, controle e rastreabilidade de processos, e a transição da norma ISO 9001:2000, para a recente ISSO 9001:2008, assim como a reestruturação do call-center, entre outras.

Topo
Hiperligações Rápidas
País Convidado Brasil