APLOG - Associação Portuguesa de Logística
Faq´s | Contactos | Links | Mapa do Site


Agenda: Novembro de 2021
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30

Mês Anterior | Próximo Mês

APLOG Facebook APLOG Twitter APLOG Linked In APLOG Youtube
Início > Eventos > Conferências> 2ª Conferência - As Cidades e a Logística
2 ª Conferência - As Cidades e a Logística
Cada vez mais o desafio da logística nas cidades é o de desenvolver a capacidade de servir mais e melhor a sociedade e, em simultâneo, assegurar uma maior sustentabilidade das operações de abastecimento efetuadas nos centros urbanos.

Os grandes desafios na mobilidade urbana, nomeadamente, de mercadorias são, por um lado, as infraestruturas e meios de transporte e, por outro, a operação logística cada vez mais complexa (menores volumes e aumento da frequência de entrega), sem reduzir a elevada qualidade nos serviços prestados.

Estes desafios requerem melhoria nos veículos utilizados, mais eficientes e menos poluentes, modelos logísticos colaborativos, aumento da logística noturna e flexibilização dos acessos aos grandes centros.

Objetivos

  • Conhecer as políticas de administração local alinhado com a visão de "cidade inteligente", incorporando a logística urbana no planeamento global da cidade;

  • Perceber a importância do last mile e da logística inversa para os clientes e empresas, bem como entender como a entrega na última milha pode garantir um patamar de excelência na experiência do cliente;

  • Discutir as dificuldades no acesso aos grandes centros, com especial relevo para as infraestruturas e meios de transporte;

  • Partilhar tendências e conhecimentos em mobilidade, equipamentos e tecnologia por forma a facilitar o planeamento e a visibilidade de toda a cadeia de abastecimento;

Painéis:

1ª Distribuição Urbana - que desafios?
Os centros urbanos necessitam de abastecimento de produtos alimentares e outros bens indispensáveis ao consumo dos seus cidadãos.

Para a realização deste abastecimento, torna-se necessária a circulação de mercadorias e a realização das correspondentes operações logísticas no espaço urbano, que deverão ser executadas de forma sustentável, eficaz e eficiente.

Como conseguir uma cadeia de abastecimento mais eficiente e sustentável neste setor?

2ª Tecnologias e Infraestruturas para cidades mais sustentáveis

Pretende-se discutir a forma como se perspetiva a evolução das Tecnologias e das Infraestruturas para cidades mais sustentáveis e inteligentes, nomeadamente em termos da mobilidade, do carregamento das viaturas, dos sistemas de energia, dos sistemas de segurança dos cidadãos, etc.


3ª Last Mile e First Mile da Logística Inversa
O repto consiste em fazer chegar o produto ao cliente final (Last Mile), o que por si é um desafio - E se esse momento apenas representa, em muitos casos, metade da jornada? É que para a logística inversa, é aqui, no suposto cliente final, que tudo tem início!

Como ser mais eficiente e sustentável na última milha e primeira da logística inversa? Que modelos de distribuição são mais eficientes? Como não defraudar a expectativa do cliente?


4ª As Autarquias - da Regulação à Intervenção
Otimizar rotas, tirar partido das tecnologias e criar parcerias com todos os atores envolvidos é uma das formas de tornar a distribuição urbana de mercadorias competitiva e sobretudo sustentável.

A colaboração entre empresas e administração local para a conceção de modelos de mobilidade urbana eficiente e sustentável torna-se essencial aos dias de hoje.

Principais representantes de autarquias locais de Portugal e Espanha apresentam quais são as suas estratégias no plano da mobilidade urbana.

Hiperligações Rápidas